Codependência familiar

É comum aos codependentes desenvolverem sintomas relacionados ao estresse como dor de cabeça, gastrite, depressão e transtornos de ansiedade.

Em geral as doenças mentais provocam ao indivíduo um sofrimento psíquico intenso, podendo ocasionar Codependência Familiar. Codependência é um termo da área de saúde usado para se referir a pessoas fortemente ligadas emocionalmente a uma pessoa com séria dependência física e/ou psicológica de uma substância (como álcool ou drogas ilícitas). É um fato conhecido que a dependência patológica causa grande impacto e sofrimento na vida das pessoas próximas, mas poucos percebem como a codependência é altamente prejudicial para ambas partes envolvidas. Ao invés de ajudar o dependente a melhorar, certos tipos de codependentes acabam reforçando o comportamento patológico. Codependente é uma pessoa que tem deixado o comportamento de outra afetá-la, e é obcecada em controlar o comportamento dessa outra pessoa.

O codependente acredita que sua felicidade depende da pessoa que tenta ajudar, e assim se torna dependente dele emocionalmente, sendo excessivamente permissivo, tolerante e compreensivo com os abusos do outro, mesmo que este seja excessivamente controlador, perfeccionista e autoritário. É comum que o codependente coloque as necessidades do outro, acima de suas próprias.

É comum aos codependentes desenvolverem sintomas relacionados ao estresse como dor de cabeça, gastrite, depressão e transtornos de ansiedade.

Tratamento para Família

É importante que o codependente faça algum tipo de acompanhamento psicológico (seja ele terapia de casal, terapia em grupo, terapia familiar ou terapia individual), pois trata-se de uma situação que envolve grande sofrimento e muito difícil de ser resolvida sem ajuda. Em alguns casos acompanhamento psiquiátrico também é recomendado. Apesar da importância da psicoterapia, deve-se ter cautela ao escolher tratamentos, pois nem todos são baseados em evidências, alguns são apenas baseados em crenças e filosofias que podem causar ainda mais prejuízo a família envolvida.

Padrões de codependência não resolvida pode levar a problemas mais graves como o alcoolismo, vício em drogas, transtornos alimentares e outros comportamentos autodestrutivos e vícios patológicos. As pessoas com codependência também são mais susceptíveis de atrair novos abusos de indivíduos agressivos, mais propensos a ficar em empregos estressantes ou relacionamentos, menos propensos a procurar atendimento médico quando necessário e também são menos propensos a receber promoções e tendem a ganhar menos dinheiro do que aqueles sem os padrões de codependência.

Um tratamento para a família que é muito eficaz é a frequência em reuniões de mútuo-ajuda nas irmandades voltadas para codependentes, algumas delas são:

Amor-Exigente, e/ou Al Anon (familiares de alcoólatras – Lista de grupos do Al Anon em São Paulo), e/ou  Nar-Anon  (familiares de dependentes químicos).
Pedimos aos familiares que frequentem ao menos duas reuniões por mês para aprenderem melhor a lidar consigo mesmas e auxiliar no tratamento do dependente.
Fontes: Livro “Codependência Nunca Mais” de Melody Beattie | Wikipédia

Nossa equipe de especialistas está aguardando sua ligação!

Entre em contato agora mesmo também pelo WhatsApp!

Somos um grupo especializado com técnicas modernas e atualizadas para auxiliar as famílias no exato momento que decidem salvar a vida de seu ente querido das garras do poder trágico das drogas e do álcool.